quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Exercício sobre Romantismo

1. I. Preferência pela realidade exterior sobre a interior.
II. Anteposição da fé à razão, com valorização da mística e da intuição.
III. Poesia descritiva de representação dos fenômenos da natureza. Detalhismo.
IV. Gosto pelo pitoresco, pela descrição de ambientes exóticos.
V. Atenção do escritor aos detalhes para retratar fielmente o que descreve.
Características gerais do Romantismo se acham expressas nas proposições:
II e IV II e III I e IV II e V
2. Não é próprio do Romantismo:
Explorar assuntos nacionais como história, tradições, folclore; Idealizar a mulher, tornando-a perfeita em todos os sentidos; Explorar assuntos ligados à antigüidade clássica, imitando-lhe os poetas e prosadores; Valorizar temas fúnebres e soturnos.
3. De acordo com a posição romântica, é correto afirmar que:
A natureza é expressiva no Romantismo e decorativa no Arcadismo. Com a liberdade criadora implantada no Romantismo, as regras fixas do Classicismo caem e "o poema começa onde começa a inspiração e termina onde termina esta". A visão do mundo romântica é centrada no sujeito, no "eu" do escritor, daí a predominância da função emotiva na linguagem do Romantismo. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
4. Poderíamos sintetizar uma das características do Romantismo pela seguinte aproximação de opostos:
Cultivando o passado, procurou formas de compreender e explicar o presente. Pregando a liberdade formal, manteve-se preso aos modelos legados pelos clássicos. Embora marcado por tendências liberais, opôs-se ao nacionalismo político. Voltado para temas nacionalistas, desinteressou-se do elemento exótico, considerando-o incompatível com exaltação da pátria.
5. A visão do mundo, nostálgica nos românticos, explica-se:
Pelas inúmeras guerras havidas na época do Romantismo. Pela inadaptação aos valores absolutistas implantados pela monarquia brasileira. Pelo descontentamento da nobreza, que deixa o poder, e de parte da burguesia, que ainda não havia assumido ou que tivesse ficado à margem dele. Pela contemplação de um Brasil conservador, baseado no latifúndio, no escravismo e na monarquia.
6. "Deus! Oh, Deus! Onde estás que não respondes? Em que mundo, em qu'estrelas tu t'escondes Embuçado no céus? Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... Onde estás, senhor Deus?..."
Esta é a primeira estrofe de um poema que é exemplo de:
Lirismo subjetivo, marcado pelo desespero do pecador arrependido. Lirismo religioso, exprimindo o anseio da alma humana em procura da divindade. Lirismo romântico de tema político-social, exprimindo o anseio do homem pela liberdade. Romantismo nacionalista repassado da saudade que atormenta o poeta do exílio.
7. Assinale a alternativa que traz apenas características do Romantismo:
idealismo, religiosidade, objetividade, escapismo, temas pagãos. predomínio do sentimento, liberdade criadora, temas cristãos, natureza convencional, valores absolutos. egocentrismo, predomínio da poesia lírica, relativismo, insatisfação, idealismo. idealismo, insatisfação, escapismo, natureza convencional, objetividade.

0 comentários:

 
Design by Free Wordpress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Templates